Não sei de onde vem a expressão “pagar mico”. Sei que não é regional do Rio de Janeiro porque paulistas e mineiros também a utilizam.

Pagar mico significa ser inconveniente sem querer. Dar um fora. Algo que todo mundo já fez pelo menos uma vez na vida.

Existem micos clássicos como o da falsa gravidez. Certa vez eu fui levar meu filho na pediatra. Fazia seis meses ou mais que eu não a via e percebi que ela estava com uma barriguinha de grávida.

 No final da consulta, já saindo do consultório resolvi ser simpática e perguntar: “Para quando é o neném?”

Ela me respondeu que não estava grávida. Tinha feito uma cirurgia para remover o útero e por causa disso tinha engordado.

E eu fiquei sem saber aonde enfiar a cara. O pior é que a cena aconteceu na sala de espera, com direito a platéia de várias mães com seus pimpolhos e mais a recepcionista.

Depois disso aprendi a lição. Nunca mais pergunto a mulher nenhuma sobre gravidez. Nem se ela estiver em trabalho de parto!

Também já paguei mico por causa de outros.

Uma vez saí apressada de casa, entrei no elevador, apertei o botão do térreo e assim que a grade se fechou eu senti um cheiro nauseabundo! Alguém peidou no elevador, desceu no seu andar e deixou o cheiro para mim! 

E lá fui eu aguentando o futum e pensando: “só falta ter alguém esperando o elevador lá embaixo…”

Não deu outra! Quando o elevador chegou ao térreo tinha uma mulher esperando para embarcar. Saí super sem graça e p… da vida! Com certeza ela sentiu o fedor e pensou que tinha sido eu! Ai, que raiva!!!

Outro mico clássico: Tinha um rapaz que volta e meia ia lá em casa consertar eletrodomésticos. Ele tinha uns vinte e poucos anos. Uma vez minha mãe pediu para chama-lo para consertar a máquina de lavar.

 Liguei para a casa dele e atendeu uma mulher, que pela voz eu deduzi que se tratava de uma senhora de mais idade. Ele não estava, então deixei recado com ela.

Quando ele ligou de volta eu falei: “Liguei ontem e deixei recado com a sua mãe.” Ele respondeu: “Não era minha mãe, era minha esposa.” Depois dessa fiquei muda, desejando que um buraco se abrisse e me engolisse…

Já paguei outros micos além desses, mas alguns são impublicáveis…

Quem quiser contar seus micos, fique à vontade!